Limpeza doméstica simples e em família

Como fazer a limpeza doméstica de forma simples

A limpeza doméstica é uma tarefa que ocupa tempo e, por vezes, é frustrante quando uma equipa de limpeza doméstica ou nós acaba por limpar tudo num dia e no dia seguinte verificamos que a casa já está a necessitar de um cuidado especial ou que já precisa de uma nova limpeza.
Por vezes, quando recebo visitas perguntam-me como consegues ter a tua casa sempre arrumada e limpa com três filhos, a trabalhar todo o dia até à hora do jantar e por vezes mais tarde e, ainda assim, ter tempo para dar todo o apoio que as crianças necessitam: leva-las à escola, ao treino e tudo mais.
Bem, o princípio é muito simples:

  1. A minha limpeza doméstica geral de toda a casa é efetuada 1x a cada semana;
  2. A manutenção da limpeza doméstica é efetuada diariamente sempre que necessário;
  3. A manutenção da limpeza doméstica é sempre efetuada em equipa (toda a família).

limpezas domésticas família

 

Limpeza doméstica semanal geral de toda a casa

A minha limpeza doméstica semanal geral de toda a casa é efetuada por uma equipa de limpezas profissionais da Prime Clean. A equipa traz todos os equipamentos, produtos e materiais tendo somente eu que dar a água e a luz necessárias para a prossecução da limpeza.
Eu optei pela limpeza ecológica por vários motivos: Pelo princípio de respeito pela natureza e pela não poluição do ambiente(os produtos são de origem natural, isentos de químicos nocivos sendo também devidamente certificados), para poupar em água e também porque a qualidade e o preço da limpeza é igual.

Além da limpeza a equipa também passa parte da minha roupa a ferro, libertando-me muito tempo para poder descansar um pouco mais no fim de semana. Assim, a equipa de limpezas passa na minha casa na segunda-feira de manhã e, como têm a chave não tenho a preocupação de ficar à espera dela (libertando o meu horário para levar os miúdos à escola e começar logo cedo no trabalho). Por norma deixam tudo limpo e arrumado sendo necessário apenas eu garantir que durante a semana as coisas não se complicam.

Manutenção da limpeza doméstica efetuada diariamente

Cá em casa adotei o princípio de quem suja limpa de imediato, quem desarruma utiliza somente uma coisa de cada vez e após a utilização volta a arrumar. Alguns exemplos que considero muito úteis para manter a limpeza doméstica sempre em boas condições são:

  • Cozinha: Quando acabamos de comer, cada um arruma os seus pratos e talheres na máquina de lavar louça e o último a levantar-se da mesa passa um pano e arruma a mesa. Quando estou a cozinhar nunca deixo nada espalhado e vou limpando à medida que vou preparando as refeições. No final passo logo um pano no fogão;
  • Casas de banho: Quando se toma banho limpamos sempre a banheira ou o poliban (de maneira a retirar a sujidade que fica na base da banheira ou poliban colocando por vezes o produto de limpeza para passar uma esponja e lavar com o chuveiro. Evitamos ao máximo deixar salpicos nos espelhos de casa de banho e, quando acontece, passamos logo um pano ou papel para limpar;
  • Sala de jantar e escritório: tentamos manter os objetos arrumados, quanto utilizamos os objetos arrumamo-los de imediato. Um brinquedo ou um jogo de cada vez para as crianças. Quando não querem brincar mais arrumam e vão então buscar outro. Repararei que uma boa parte do tempo perdido na limpeza diária ao fim do dia era a arrumar tudo o que se encontrava desarrumado;
  • Quartos: Quando nos levantamos, fazemos as camas antes de ir tomar o pequeno almoço (não as fazemos logo para as deixar arrefecer e arejar um pouco). As roupas sujas são colocadas logo no cesto da roupa e, quando estão limpas são arrumadas de imediato, não deixando que se acumulem ou amarrotem.

Limpeza efetuada em equipa

A minha equipa de limpeza de manutenção é a minha família. Todos contribuem para a limpeza; as crianças são responsáveis por manter limpo e arrumado o seu quarto (fazer as camas, arrumar os brinquedos, arrumar as roupas). Eu e o meu marido verificamos que tudo está bem e limpamos e arrumamos toda a casa.
Nas férias alugámos um apartamento e, também de férias, fomos nós que efetuamos toda a limpeza em família. Aproveitamos para manter as mesmas regras que já utilizamos cá em casa. Por incrível que pareça efetuamos uma limpeza semanal onde limpámos toda a casa em menos de 2 horas. Limpámos o pó nas mobílias, limpámos o wc e a cozinha, aspirámos e lavamos todo o pavimento. Penso que não foi mau para quem não é uma equipa profissional de limpezas limpar todo o apartamento de forma tão rápida. Mas o melhor foi que tudo foi feito de forma alegre e a brincar, inclusivamente há bem pouco tempo a minha filha mais nova perguntou-me quando voltaríamos a limpar a casa como nas férias… Já se sabe a velha máxima: “dividido por todos não custa a ninguém”.

Sílvia Couto


Se não tem tempo para as limpezas domésticas, ou pretende manter a sua casa e deixar a limpeza mais pesada para uma equipa de limpeza profissional, então solicite um orçamento de limpezas. A Prime Clean fará deslocar um técnico à sua habitação que lhe esclarecerá de qualquer questão e dará na hora o seu orçamento para as limpezas sem qualquer tipo de compromisso da sua parte.


Fatal error: Allowed memory size of 85983232 bytes exhausted (tried to allocate 83 bytes) in /home/limpezas/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1846