Limpezas domésticas com vinagre

Limpezas com vinagre

As limpezas com vinagre são uteis para quem pretende uma limpeza ecológica a baixo custo. A maioria dos produtos de limpeza ecológicos são muitas vezes uma alternativa pouco acessível à maioria das famílias. Embora existam no mercado produtos com custos acessíveis como os produtos de limpeza ecológicos e naturais utilizados pela Prime Clean da Green Bear a maioria é mais dispendiosa do que os produtos de limpeza tradicionais.

No entanto, existem alguns produtos de utilização comum que podem ser utilizados de forma económica, não tóxica e sustentável para o ambiente. Um destes produtos de limpeza é o vinagre. Poderá fazer muitas limpezas com vinagre com as vantagens deste não ser tóxico, ter um baixo custo e existir praticamente em qualquer habitação.

As limpezas com vinagre podem ser utilizadas com multiplos-propósitos, como limpeza de tapetes e alcatifas, cuidar da roupa, limpezas das cozinhas, matar ervas daninhas, etc. A Prime Clean apresenta aqui algumas dicas de como poderá efetuar limpezas com vinagre.

As limpezas ecológicas com vinagre

O vinagre é uma forma fraca de ácido acético que se forma através da fermentação de açúcares ou de amidos. Nas limpezas com vinagre utiliza-se o mesmo vinagre que é utilizado para a comida, fazendo deste produto um produto de limpeza ecológico natural. Os usos do vinagre são quase infinitos. Além das limpezas com vinagre, o mesmo pode ser utilizado com benefícios para a saúde, é excelente para a culinária e para experiências científicas caseiras, como a construção de vulcões com vinagre.

Como aplicar o vinagre nas limpezas?

Prepara dois borrifadores um com vinagre puro e outro com uma solução de vinagre a 50%. Dependendo das limpezas com vinagre que irá efetuar opte por um dos borrifadores. Aplique o vinagre borrifando este sobre os locais a limpar.

Limpezas da casa com vinagre:

1. Para remover autocolantes que foram utilizados para “decorar” móveis e outras superfícies, humedeça-os com vinagre puro. Deixe descansar por pelo menos dez minutos, depois retire-os.

2. Para remoção de cheiros persistentes nos quartos ou outros espaços, coloque uma tigela de vinagre no espaço durante a noite.

3. Para limpezas de nódoas em tapetes, use uma esponja ou pano para absorver o máximo de líquido possível. Em seguida, pulverizar com uma mistura de 50% de  vinagre e água. Deixe descansar por cerca de dois minutos, em seguida, seque com uma toalha ou uma esponja. Repita o processo se necessário.

4. Para manchas mais persistentes, utilize uma mistura de 1 colher de chá de vinagre, 1 colher de chá de detergente líquido e 1 xícara de água quente. Proceda como sugerido acima. Quando terminar a limpeza, seque com um secador de cabelo no mínimo de temperatura.

5. Para limpar as janelas, pulverize-as com a solução de 50% de vinagre e água. Limpe-as com jornal, papel absorvente ou pano para vidros.

6. Para limpar prata, estanho, cobre e latão, dissolver 1 colher de chá de sal em um copo de vinagre. Adicione farinha para criar uma pasta (1/4 xícara ou mais). Aplique a pasta sobre o metal, e deixar repousar durante quinze minutos. Enxague com água morna e puxe lustro com um pano macio.

7. Pavimentos não encerados (sem cera) podem ser limpos com uma solução de 1 xícara de vinagre por um litro de água esta solução é particularmente eficaz se combinada com uma das mopas microfibras da Green Bear para pavimentos muito brilhantes.

8. Para limpar painéis de madeira, use uma mistura de 1/2 xícara de azeite, 1/2 xícara de vinagre e 2 xícaras de água morna. Aplique a mistura sobre os painéis com um pano macio, de seguida seque-os puxando  lustro com outro pano.

Limpezas das casas de banho com vinagre

9. Para remover a corrosão química acumulada de chuveiros, deixe-os de molho em  vinagre durante a noite.

10. Para remover manchas nas sanitas, pulverize-as com vinagre puro deixe a atuar e proceda à sua limpeza com um piaçaba.

11. Para remover sabão acumulado nas torneiras, utilize uma mistura de 1 parte de sal para quatro partes de vinagre.

12. Para limpar e evitar o aparecimento de mofo pulverize as cortinas e paredes do chuveiro com vinagre puro.

Limpezas da cozinha com vinagre

13. Para manter as formigas afastadas, pulverize com vinagre junto às portas, batentes e balcões ou em qualquer lugar que as formigas possam aparecer. Se encontrar um caminho de formigas limpe-o com vinagre.

14. Para remover os odores provenientes da pia ou lixos, despeje num copo ou mais de vinagre. Não enxaguar  durante,  pelo menos, uma hora.

15. Para um ralo entupido, despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, de seguida, adicione a mesma quantidade de vinagre. Quando a mistura termina de borbulhar, lave com água quente (nota: Se possuir trituradores de lixo não utilize este método de limpeza, sem verificar primeiro com o fabricante).

16. Limpe as mãos com vinagre depois de picar cebolas ou alhos. Irá remover cheiros fortes, bem como as manchas dos sucos dos vegetais.

17. Para limpar tábuas de madeira, limpe-as com vinagre.

18. Para remover odores fortes, lave com uma mistura de vinagre e água a 50%. Para remover o cheiro de comida queimada de sua cozinha ferva água com várias colheres de sopa de vinagre.

19. O vinagre é um limpador excelente para todas as superfícies das cozinhas, frigoríficos e fogões.

20. Para limpar o micro-ondas, coloque uma tigela para micro-ondas com 1/2 xícara de vinagre e 1 xícara de água e cozinhe o tempo suficiente para a mistura ferver. Além de remover quaisquer odores existentes, o vapor libertado irá soltar qualquer alimento cozido agarrado ao interior do micro-ondas facilitando a sua limpeza.

21. Para remover manchas de café ou de chá, limpe-as com uma mistura de vinagre e sal.

Limpezas de roupas com vinagre

22. Para manter as cores das roupas e evitar que estas desbotem antes de as lavar deixe de molho em vinagre.

23. Para diminuir fiapos na roupa, adicione 1/2 xícara de vinagre no ciclo de lavagem.

24. Muitas manchas persistentes nas roupas podem ser removidas com vinagre: café, chocolate, ketchup, doces, refrigerante, vinho. Aplique o vinagre sobre a mancha e depois esfregue de forma suave limpando de seguida.

25. Para lavar fraldas de pano, adicione um copo de vinagre por ciclo de lavagem. Vai ajudar a remover o ácido úrico, as manchas e os cheiros.

27. Para remover marcas na roupa de queimaduras de ferro, esfregue com uma mistura de vinagre e sal.

28. Para remover resíduos de sabão da máquina de lavar, executar um ciclo (sem roupa) adicionando um copo de vinagre.

Desta forma, para os mais preocupados com o ambiente e que pretendem uma solução 100% natural a baixo custo deixamos as dicas apresentadas acima como uma possível solução para algumas das suas tarefas de limpeza.